O minicurso de Redes de Computadores será ofertado para pessoas com mais de 15 anos que possuam conhecimentos básicos de informática. Não são necessários conhecimentos prévios de redes.
O curso terá como público-alvo adolescentes do 9º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, com idades entre 14 e 18 anos. Não é necessário possuir conhecimentos prévios.
O minicurso tem como objetivo introduzir conhecimentos básicos sobre a linguagem de marcação HTML e estilização CSS. Voltado para adolescentes de 14 a 15 anos, sem necessidade de conhecimentos prévios, o curso focará na construção de um portfólio web utilizando essas tecnologias.
Em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, serão ofertados dois cursos. O primeiro visa capacitar 50 professores da rede estadual de Votuporanga e região. O segundo atenderá diretamente aos alunos do ensino médio.
O curso procura capacitar desenvolvedores com conhecimentos práticos e teóricos sobre Spring Boot e seu ecossistema, promovendo habilidades para criar, implementar e manter aplicações Java robustas e escaláveis. Consiste na criação de uma api a partir do spring boot que é um framework do Java. Os alunos vão trabalhar com requisições em um banco de dados Postgres no qual vão poder cadastrar, alterar, visualizar e deletar o conteúdo.
As palestras buscam promover a conscientização e educação sobre segurança digital para diferentes faixas etárias na comunidade. O projeto se divide em três palestras distintas: para crianças, adolescentes e pais/professores. O objetivo de cada palestra é abordar tópicos relevantes à faixa etária específica de forma clara e envolvente.
Desenvolvemos um site para hospedar os trabalhos desenvolvidos pelos grupos na disciplina Projeto de Extensão II do IFSP Campus Votuporanga. Este visa, além da plataforma, aproximar grupos universitários da comunidade, facilitando a divulgação e acesso à oficinas, minicursos e palestras.
Durante a aula, ensinamos os conceitos de box model, display, margin e padding, além de abordar estilos de lista, flex e gap. Também mencionamos JavaScript, embora sem nos aprofundarmos no tema. A aluna demonstrou uma boa compreensão dos conceitos e tópicos abordados. Avançamos significativamente na criação do portfólio dela, e na próxima aula, planejamos finalizar o portfólio e ensinar como publicar o código no GitHub.
Na segunda aula, introduzimos os fundamentos de CSS. Explicamos conceitos como divs, CSS em suas diferentes formas (inline, interno e externo), seletores, classes, IDs, e elementos como img. Em seguida, ensinamos a aplicar esses conceitos e propriedades na construção do portfólio. Os alunos mostraram bastante interesse pelo tema, e a aula correu de forma positiva. Na próxima aula, daremos continuidade ao CSS e faremos a introdução ao JavaScript.
O grupo GameMaker realizou mais uma palestra sobre desenvolvimento de jogos com programação. Durante o evento, os alunos aprenderam a criar animações utilizando as ferramentas da plataforma de criação de jogos, de forma prática e interativa.
Na primeira aula, trabalhamos com três alunos e introduzimos o HTML. Ensinamos sobre tags como título, parágrafo, imagens, links e listas, além do conceito de semântica. Também explicamos a estrutura básica dos códigos em HTML e introduzimos o CSS in-line, abordando propriedades como width e height. Os alunos entenderam bem os conceitos apresentados. Para a próxima aula, pretendemos aprofundar o HTML, explorando divs, e iniciar o estudo do CSS.
O grupo GameMaker apresentou uma palestra sobre desenvolvimento de jogos usando programação. Nela, foram mostrados o ambiente de programação e as ferramentas disponíveis para criar jogos.